Festas Comemorações e atividades Regiliosas de Três Rios  - Prefeitura de Três Rios-RJ | De mãos dadas com você

Janeiro

Festa de São Sebastião
Padroeiro da cidade, 20 de Janeiro.
Local: Praça São Sebastião - Centro

Fevereiro

Carnaval
A maior festa popular brasileira é realizada em Três Rios todos os anos, com grande produção e organização.
A festa trirriense que é considerada a maior do interior do estado, recebe toda estrutura na Avenida Condessa do Rio Novo, palco de toda folia. São quatro dias de shows, sendo dois por dia, no trio elétrico montado na avenida. No domingo de carnaval sempre acontecem os desfiles glamourosos das escolas de samba da cidade, que com originalidade e criatividade, atraem milhares de pessoas para a "passarela do samba".
Além dos shows, diversos blocos carnavalescos passam pelas ruas de toda cidade, incluindo o tradicional "Bloco das Piranhas" e o famoso "Bloco Total Flex", que acontece no último dia de festa.

Março

Semana Santa
As comemorações da Semana Santa no município de Três Rios, obedecem o calendário litúrgico, além da encenação da paixão de cristo em Praça Pública.
Local: Praça São Sebastião

Dia do Trabalhador
O Dia do Trabalhador em Três Rios é comemorado com grande festa na Praça São Sebastião, onde são realizados shows, missa, apresentação de dança, além da tradicional alvorada da Banda 1º de maio, que acontece Às 04 horas.
Local: Praça São Sebastião - Centro.

Festa de São José Operário
1º de Maio - no bairro Triângulo

Festa Padroeira de Bemposta

Grande homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que é a padroeira do distrito de Bemposta.
Local: Praça Guilhermina Guinle, 141 - Bemposta

Festa Cigana

Homenagem a Santa Sarah Kali, padroeira do povo cigano.
Local: Praça dos Peixinhos - Centro

Corpus Christi

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros, a procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhas e adorar a imagem do Corpo e Sangue de Cristo. Em Três Rios, centenas de moradores vão às ruas durante a madrugada para prepararem os tapetes ornamentais e celebrarem o dia de Corpus Christi.
As Paróquias de São Sebastião, Santa Luzia, São José do Operário e Nossa Senhora da Conceição promovem um dia repleto de atividades. Os tradicionais tapetes são confeccionados por fiéis e voluntários para a passagem da procissão, após a missa.

Marcha para Jesus

É um evento que reúne cristãos em todo mundo, onde as igrejas e líderes Evangélicos se reúnem para falar de Jesus. Fazendo parte do calendário oficial de diversas cidades, como Três Rios, a Marcha para Jesus conta com apresentações de diversos cantores e também da comunidade.

Julho

Procissão de São Cristóvão
25 de Julho - Conta com a participação de veículos de todos os tipos e em grande número pela cidade.

Festival Vale do Café
Evento cultural regional, com concertos, shows em praça pública, cortejo de tradições populares e cursos de musica. Tem por objetivo o resgate cultural e o patrimônio imaterial, da região do Vale do café, estimulando o amor à natureza e a divulgação do patrimônio histórico da região.
Local: Em Três Rios - Teatro Celso Peçanha - Rua Bernardo Bello - n. 20 - Centro

Semana da Pátria
Durante a semana, vários eventos cívicos acontecem nos colégios e agremiações, além dos desfiles no Bairro Vila Isabel, no distrito de Bemposta e na Praça São Sebastião, no dia 7.
Local: Centro - Bemposta e Vila Isabel

Festival do Milho
Evento que acontece há anos com pratos elaborados a partir de receitas feitas com milho em um ambiente de harmonia com musica evangélica de qualidade.
Local: Igreja Metodista - Rua Presidente Vargas, 519
e CAER - Rua Duque de Caxias, 370

Fórum Regional de Cultura
Evento regional, com palestras, oficinas, exposições, apresentações culturais e debates que busca promover a cultura e a educação na região Sul Fluminense
Local: Sesc

Jogos Estudantis do Município - JEM
A Secretaria de Turismo, Certames e Desportos - SETURES, realiza no mês de outubro um campeonato com diversas modalidades esportivas, reunindo aproximadamente 1.500 estudantes na faixa etária de 12 a 18 anos, das redes de ensino particular, estadual e municipal.

Multi Festival de Teatro OFF RIO
Festival de Teatro, que traz mais de 50 espetáculos consagrados, entre performances, intervenções em espaços públicos, esquetes, alem de debates e oficinas. A cidade recebe neste período mais de 300 artistas e técnicos de diversas regiões do país. Além disso, acontece a competição de cenas curtas com premiação em dinheiro.
Local: Teatro Celso Peçanha
Rua Bernardo Bello, 20 - Centro

Festival Gastronômio
O evento apresenta a gastronomia trirriense de modo a formar e fortalecer hábito da população de Três Rios a usar o circuito gastronômico da cidade. São convidados diversos chefs do país, que oferecem gratuitamente workshops, com novos pratos e ideias.
Local:CAER - Clube Atlético Entre Rios. Rua Duque de Caxias, 370 - centro

Dezembro

Festa de Santa Luzia
13 de Dezembro - no bairro Vila Isabel

Aniversário do Município
Durante o mês de aniversário da cidade acontecem diversos eventos culturais, esportivos, religiosos e shows.
Aniversário da Cidade: 14 de Dezembro.

Bloco da Barão
Data: 31 de dezembro
Desfile tradicional, que acontece há 30 anos na ultima noite do ano e oficialmente abre os festejos do Carnaval de Três Rios.
Local: Rua Barão do Entre Rios - centro

Réveillon
O Réveillon de Três Rios começa com os ensaios do já tradicional "Bloco da Barão", existente há 24 anos e que se encerra com o desfile pelas ruas da cidade no dia 31 de dezembro, na Avenida Alberto Lavinas, onde mais 10.000 pessoas se concentram para assistir ao show pirotécnico. Toda a população festeja e entra no clima, decorando suas casas. Os restaurantes e bares se preparam com música ao vivo, comidas e bebidas tropicais.
Evento comemorado com grande queima de fogos e shows.
Local: Avenida Alberto Lavinas - Beira Rio - centro