Fev

Começa hoje o Carnaval de Três Rios

Está tudo pronto para a maior festa popular do interior do estado do Rio de Janeiro. Começa nesta sexta-feira (09) o Carnaval 2018 de Três Rios. Blocos, shows, matinês e desfiles das escolas de samba animarão as famílias trirrienses e turistas. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas curtam os dias de folia no município.

No primeiro dia da festa, a Prefeitura de Três Rios preparou uma programação diversificada para todos os gostos e idades. As crianças e familiares poderão aproveitar a matinê, com marchinhas de carnaval, a partir das 17h, na Praça São Sebastião. Às 18h é a vez dos usuários do Planeta Vida botarem o bloco na rua. No Pátio da Estação, o bloco Galáticos anima os foliões a partir das 19h.Também hoje tem o Bloco do Quintal, às 20h, no Entrerriense. Na Avenida Condessa do Rio Novo, a festa começa a partir das 21h com os shows do grupo Nova Era e da sambista Sandra Portella, e apresentação do DJ Alex Fernandes.

A maior festa popular trirriense será realizada com uma economia superior a R$1 milhão aos cofres públicos do município pelo segundo ano consecutivo. Além disso, o comércio e o turismo serão aquecidos com o carnaval de Três Rios, movimentando a rede de hotéis, restaurantes e o comércio em geral, gerando emprego e renda nesse período.

Atendimentos à saúde serão reforçados
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil implantará Postos de Atendimentos à Saúde e contará com ambulâncias na Avenida Condessa do Rio Novo durante o carnaval 2018 para atendimentos de emergência e urgência. Paralelamente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Três Rios reforçará seu contingente durante o período.
Com o objetivo de oferecer uma maior segurança aos foliões, a Secretaria de Saúde estará com duas ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos da Avenida com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A UPA também terá sua equipe reforçada para os dias de carnaval, pois, segundo o subsecretário Romero Bandeira, normalmente há um aumento significativo no número de atendimentos na unidade durante esse período.
Durante os dias de folia, a Secretaria de Saúde de Três Rios fará uma campanha sobre a importância do uso do preservativo e do diagnóstico precoce de AIDS, de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e das Hepatites.
O prefeito de Três Rios, Josimar Salles, ainda solicitou à Secretaria Municipal de Saúde para que durante o carnaval continue com estratégias para bloquear a febre amarela no município. Algumas Bases de Bloqueio serão feitas para impedir a entrada do vírus na cidade.

Esquema de segurança

Para receber os foliões com tranquilidade e segurança, a Prefeitura de Três Rios montou um esquema especial. Durante o carnaval, 60 Guardas Municipais estarão todos dias na Avenida do Samba, auxiliados por sete câmeras de monitoramento HD de 360 graus, que permitem o monitoramento de 100% da avenida. A segurança contará ainda com uma ação especial da Polícia Militar, com apoio da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Alterações no trânsito

Nesta sexta-feira (09), a Avenida Condessa do Rio Novo estará totalmente fechada para tráfego de veículos. A partir de sábado (10), a avenida estará aberta até as 16h para circulação de veículos - exceto ônibus - com exceção de domingo (11) que fechará o dia todo e no dia 17 a partir das 13h. A avenida volta a reabrir no dia 18 de fevereiro.

Os passageiros de transporte público devem se deslocar até a Avenida Alberto Lavinas (Beira Rio), onde estão posicionados provisoriamente cinco pontos de ônibus. A previsão é que o Terminal Rodoviário volte a funcionar no dia 21 de fevereiro.

Confira a programação do Carnaval de Três Rios:

Sexta a Terça | 09 a 13 de Fevereiro

17h às 22h - Matinê na Praça

Local: Praça São Sebastião

Sexta-feira | 09 de Fevereiro

18h - Bloco Planeta Vida (em frente ao Planeta Vida)
19 - Bloco dos Galáticos (Pátio da Estação)
20h - Bloco do Quintal (Entrerriense)

• 21h - Nova Era
• 00h - Sandra Portella

Sábado | 10 de Fevereiro

14 h - Bloco das Piranhas (Bemposta)