Mar

Prefeitura de Três Rios distribuiu repelentes para gestantes e pessoas que não podem tomar a vacina da febre amarela

A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria Municipal de Saúde, está distribuindo repelentes para as gestantes e as demais pessoas que não podem receber as doses da vacina contra a febre amarela por alguma contraindicação. O uso do repelente pela população é uma importante medida de proteção e prevenção contra doenças transmitidas por mosquitos, como a Febre Amarela, a Zika, a Chicungunya e a Dengue.

"A Secretaria de Saúde de Três Rios fornece repelentes para mais de 200 mulheres grávidas. E agora, esse público será estendido para as demais pessoas que não podem se vacinar contra a febre amarela. São produtos de alta qualidade, que oferecem, após sua aplicação, até 10 horas de proteção", disse a coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Aleitamento Materno e Programa Saúde na Escola, Carolina Montes.

Os produtos podem ser retirados na Secretaria de Saúde - 2º andar, ao final do corredor -, de segunda à sexta-feira, de 9h às 12h e 14h às 17h. As gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família, prioridades na distribuição dos repelentes, devem apresentar cartão SUS, número do NIS e cartão do pré-natal. As demais mulheres grávidas devem levar cartão SUS e cartão do pré-natal. O restante da população que está fora do público-alvo da campanha vacinação precisa apresentar o cartão SUS e o laudo médico que comprove o motivo de não poder receber as doses da vacina contra a febre amarela.

Orientação quanto à aplicação dos repelentes:

- Aplicar a quantidade e intervalo recomendados pelo fabricante, lembrando que a maioria dos repelentes atuam até 4cm do local da aplicação.

- Não aplicar próximo da boca, nariz, olhos ou sobre machucados na pele e seguir as orientações do fabricante guardando a bula ou embalagem para posterior consulta, em caso de ingestão ou efeitos adversos.

- Assim que não for mais necessário, o repelente deve ser retirado com um banho com água e sabonete.

- Não dormir com o repelente aplicado. Apesar de seguro se usado corretamente, o repelente é uma substância química e pode causar reações alérgicas ou intoxicações quando utilizado em excesso.

- Em locais muito quentes (temperaturas maiores que 30 graus) ou em pessoas que suam muito, os fabricantes recomendam reaplicações mais frequentes.