Prefeitura de Três Rios-RJ :: Cidade Empreendedora
Notícias de Três Rios  - Prefeitura de Três Rios-RJ :: Cidade Empreendedora

Prefeitura inaugura Casa do Empreendedor

A noite da última segunda-feira (11) foi de muita alegria para a cidade de Três Rios. O Governo Municipal inaugurou a Casa do Empreendedor, um lugar que transforma os sonhos em realidade, auxiliando as pessoas a abrir uma empresa e ter seu próprio negócio.
O lugar orienta os micro, pequenos e empreendedores individuais criando estruturas de atendimento aos empresários de pequenos negócios, reduzindo prazos, documentação, taxas para emissão de alvarás, licenças e qualquer procedimento necessário à abertura e funcionamento da empresa. A casa tem como parceiros o Sebrae RJ, Agerio, Caixa Econômica e Corpo de Bombeiros e funciona através das secretarias de Fazenda, da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor; de Gestão Pública e Compras Governamentais; de Saúde e Defesa Civil, de Meio Ambiente e Agricultura; de Obras e Habitação e de Ordem Pública e Segurança.
Na ocasião da solenidade de inauguração, foi apresentado um vídeo com depoimentos de MPEs falando de como suas vidas mudaram após a regularização e apoio do Governo Municipal. "Vinicius Farah pra mim não tem palavras, porque trata-se de um prefeito de uma grandiosidade sem igual. Ele é o cara! O cara que vê o todo, ele não está aqui pra favorecer nem aqui nem ali. Quando ele abre oportunidades pra pessoas como nós que estamos começando , que temos sonhos e ideais, o que ele está mostrando pra a gente? Ele está dizendo ‘pode vir', que vocês vão encontrar quem os ajude , quem olhe por vocês, quem ampare, quem oriente. O sonho do Vinicius é o nosso sonho. É ver todo mundo crescendo junto"- disse a micro empreendedora Isabel Cristina, que atua no ramo de transporte.
A empreendedora individual Valéria Bastos, que além de ter se regularizado é uma fornecedora do Governo Municipal, falou sobre as vantagens: "Depois que o Vinicius Farah criou a secretaria de Cultura e Turismo, foi possível que o município passasse a contratar os serviços ligados à área cultural. Assim eu não preciso sair da minha cidade para oferecer meus serviços. E eu ainda tive a oportunidade de fazer o Empretec, que é um curso caro, que eu não poderia pagar se não fosse essa parceria da Prefeitura de Três Rios com o Sebrae, que ofereceu esse curso gratuitamente pra vários produtores culturais da cidade e isso mudou tudo, foi um divisor de águas. Aí eu me formalizei e hoje eu tenho alvará, nota fiscal, eu não sou qualquer pessoa".
A Casa do Empreendedor faz parte da Agência de Desenvolvimento Municipal Fomenta Três Rios, que é uma instituição de estimulo ao desenvolvimento, à inovação e ao empreendedorismo do município. A agência oferece uma ampla gama de serviços à cidadania e às empresas, especialmente a micro e pequenas empresas, desenhando e executando projetos de características diversificadas com o objetivo de reforçar o tecido econômico da cidade e sua qualidade de vida.
A solenidade contou ainda com a assinatura de alguns convênios, dentre eles, dois assinados entre a prefeitura de Três Rios e a Universidade Católica de Petrópolis. Em um convênio a prefeitura compra 80 bolsas integrais da universidade, que serão oferecidas a pessoas de classe mais baixa, que tenham frequentado escolas públicas, estaduais ou municipais. E o outro onde a UCP vai oferecer descontos em seus cursos, para os servidores municipais. Essa assinatura já é uma ação realizada dentro da "Academia do Empreendedor", que também faz parte da Agência Fomenta. A academia é responsável por convênios com órgãos públicos, universidades públicas e privadas, instituições de fomento e quaisquer outras para disponibilizar palestras e cursos de extensão, graduação, pós-graduação, através de concessão de bolsas de estudos.

O prefeito Vinicius Farah falou sobre o tratamento dado às pessoas que tem o interesse de se formalizar e montar sua empresa "A nossa administração estende o tapete vermelho para todas as pessoas independente do seu "tamanho". Entendemos que o que vale pra gente é o tamanho do sonho do cidadão. Se pudéssemos resumir o que a gente faz aqui é: tratamento igualitário para todos, para as grandes, médias empresas e principalmente para aqueles que mais precisam do ente público que são os pequenos empreendedores. Todos merecem atenção, carinho e respeito na mesma proporção".
Estiveram presentes ainda no evento, o vice-prefeito de Três Rios José Ricardo Salgueiro, secretários municipais, o presidente da Agerio, José Domingos Vargas, o Diretor do Sebrae RJ, Evandro Peçanha, o diretor regional do Sebrae, Jorge Pinho,o Gerente Regional da Caixa Econômica, Juarez do Carmo, o gerente da Caixa Econômica da Vila Isabel, Ricardo Dias, o gerente da agência Caixa do Centro, Marcelo Albuquerque, o reitor da UCP, Padre Pedro Paulo, o comandante do 38º Batalhão de Policia Militar, Cel. Quinhões, a delegada titular da 108ª Delegacia de Polícia, Dra. Cláudia Abbud, o diretor da Casa do Empreendedor Marco Aurélio Soares, o presidente da Câmara de Três Rios, Joacir Barbaglio junto aos vereadores, o prefeito de São José do V. do Rio Preto, José Augusto Gonçalves, entre outras autoridades.

Alô Prefeitura - Prefeitura de Três Rios-RJ :: Cidade Empreendedora