Secretaria de Saúde de Três Rios amplia vacinação contra a Febre Amarela

A Secretaria de Saúde de Três Rios ampliou a vacinação contra a Febre Amarela para crianças de até quatro anos de idade. As crianças devem receber a primeira dose da vacina aos nove meses e a segunda dose aos quatro anos.

É necessário levar o cartão de vacina até uma sala de vacinação para atualização da caderneta. A vacina está disponível no Posto Central, às segundas, quartas, quintas e sextas, de 8h às 13h, e nas Unidades Básicas de Saúde, conforme agendamento de cada unidade.

Para receber as doses da vacina a criança não pode ter alergia a ovo ou algum componente do mesmo, não pode estar com febre e nem tomando antibiótico e antialérgico.

Segue abaixo o esquema adotado de acordo com o Ministério da Saúde:

*Crianças de 9 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias não vacinada ou sem comprovante de vacinação - Administrar uma dose aos 9 meses e uma dose de reforço aos 4 anos de idade.
*Pessoas a partir de 5 anos que receberam uma dose da vacina antes de completarem 5 anos - Administrar uma dose de reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre a dose e o reforço.
*Pessoas de 5 a 59 anos que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação - Administrar uma dose da vacina.
*Pessoas de 5 a 59 anos que receberam uma dose da vacina. Considerar vacinado - Não administrar nenhuma dose.