Três Rios atingiu 99% de cobertura vacinal contra a febre amarela

O Ministério da Saúde anunciou, nesta semana, que as doses da vacina contra a febre amarela serão fracionadas em alguns municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. No município de Três Rios, a vacinação ocorre normalmente e a Secretaria de Saúde esclarece que as doses da vacina não serão fracionadas.

No ano passado, a Prefeitura de Três Rios mobilizou todos os esforços para garantir a imunização da população e o não aparecimento da doença. Em 2017, a cidade atingiu 99,27% de cobertura vacinal, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O município de Três Rios foi escolhido como uma das cidades-barreira pela proximidade com Minas Gerais, tendo o objetivo de impedir a entrada do vírus no Estado do Rio.

"A campanha aconteceu em todos os bairros e distritos de Três Rios, além do Centro. Junto com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado montamos uma estratégia específica para evitar o aparecimento da febre amarela no município e disponibilizamos vários profissionais para a ação preventiva", destacou o prefeito Josimar Salles.

As pessoas que foram imunizadas em 2017 não precisam receber a dose da vacina neste ano, segundo a Secretaria de Saúde de Três Rios. "Nossa população teve uma boa cobertura vacinal, por isso, inclusive, não precisaremos fracionar as doses em Três Rios. Com a população imunizada, há a dificuldade do vírus se propagar através do mosquito transmissor", declarou o secretário municipal de Saúde, Luiz Alberto Barbosa.

As doses da vacina contra a febre amarela são indicadas para pessoas de 9 meses a 59 anos de idade. Após os 60 anos, somente com avaliação e prescrição médica. Pessoas que viajarão para áreas endêmicas devem se vacinar com 10 dias de antecedência. "Os imunodeprimidos (tratamento câncer, AIDS/HIV), pessoas que fazem uso de medicamentos imunossupressores por mais de duas semanas e gestantes não devem receber a vacina, apenas se indicada com prescrição médica.É importante a população estar ciente do público-alvo e das contraindicações, pois a vacina pode causar reação", disse a coordenadora de Imunização e Saúde da Criança de Três Rios, Gabriela Mello Silva.

A vacinação contra a febre amarela acontece às segundas, quartas, quintas e sextas, das 8h às 13h, no Posto Central e nas unidades básicas de saúde. O público deve levar a caderneta ou documento de identificação com foto.