Três Rios realiza I Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

O auditório da OAB Três Rios recebeu um grande público na manhã desta quarta-feira (04) para I Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, promovido pela Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, reuniu participantes de toda a região, interessados em promover políticas que garantam a proteção e o desenvolvimento da juventude de modo geral.

Durante o encontro, a discussão ficou em torno de cinco eixos temáticos principais: garantia dos direitos e políticas públicas e integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; espaços de gestão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes.

"É preciso integração e parceria para trabalharmos em busca da proteção integral e do enfrentamento às violências contra nossas crianças e adolescentes. Devemos ter um olhar humano para essas questões e ouvir aqueles que precisam de nós", disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Edna Cardoso.

O prefeito de Três Rios, Josimar Salles, agradeceu a presença do público e destacou a importância da promoção de atividades que ajudem na formação dos cidadãos.

"Estamos avançando nas políticas públicas com investimentos em educação, cultura, esportes, cursos profissionalizantes, enfim, em ações que estão oferecendo às nossas crianças e jovens a oportunidade de um futuro melhor. Gostaria de agradecer a todos que participaram deste importante debate e que trabalham para melhorar a vida das pessoas, principalmente da nossa juventude", afirmou o prefeito Josimar Salles.

Com o tema "Proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências", o encontro abriu espaço para uma importante discussão entre membros da sociedade, governo municipal, conselhos, instituições, Polícias Civil e Militar, além de contar com palestras com a conselheira tutelar Andreza Magalhães e a médica Dr. Christine Miranda Corrêa.Participaram também da conferência a secretária de Educação, Hélida Siqueira, o secretário de Promoção Social, Elder Azara, o subsecretário de Saúde, Romero Bandeira, a representante do Conselho Tutelar, Márcia Pitzer, Polícia Miliar e Civil, o presidente da Câmara, Nilcélio Sá, o vereador Luiz Alberto, diretora do asilo, Eliane e demais representantes de instituições que trabalham para o bem estar das crianças em nossa região.

Prefeito anuncia criação do Centro de Cidadania

O evento marcou também o anúncio de duas importantes conquistas para a cidade de Três Rios. O prefeito Josimar Salles assinou o convênio entre a Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Promoção Social e a Irmã Alzeni Borba e Maria Aparecida, entidade Rede Divino Zelo de Assistência Social, no valor de R$80.000,00 repassados pela empresa MRS Logística S/A em uma parceria do Município e aprovada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA , para manter e custear a implantação e execução do "Projeto Picadeiro da Cidadania" , visando contribuir para o fortalecimento do sistema de Proteção de direitos da Criança e do Adolescente do Município de responsabilidade das Irmãs.

Outro anúncio é da construção do Centro de Cidadania no espaço da Escola Municipal Helenice Lopes, parceria entre as Secretarias de Educação, Promoção Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, espaço que irá reunir e incentivar políticas públicas de acolhimento e desenvolvimento das crianças e jovens trirrienses.