Controle Interno da Prefeitura de Três Rios é destaque no Tribunal de Contas do Estado

Município trirriense ocupa sétimo lugar dentre as 91 cidades do Estado do Rio e, o segundo lugar dentre as cidades de médio porte

O Departamento de Controle Interno da Prefeitura de Três Rios é a sétima melhor estrutura do Estado do Rio de Janeiro. É o que aponta o último estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) e divulgado nesta semana. No documento, encaminhado a todas as prefeituras, Três Rios ocupa também o segundo lugar, quando comparada às cidades de médio porte, ou seja, até 100 mil habitantes.

Na análise feita aos municípios de médio porte – que é feita de forma decrescente – Três Rios ficou com 483 pontos, ficando atrás apenas do município de Barra do Piraí, que obteve 437 – demonstrando então uma estrutura mais sólida e eficaz em termos de controle interno, o que possibilita uma abordagem mais eficiente na gestão dos problemas identificados.

Na análise comparativa realizada pela auditoria de levantamento do TCE-RJ, com 91 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Três Rios ficou em sétimo lugar. Neste cenário, o primeiro lugar ficou com a cidade de Resende.

Para análise dos dados, o TCE utilizou a metodologia da Matriz GUT, que possui como objetivo primordial priorizar, de forma racional, as ações de tomada de decisão. São analisadas as três variáveis: Gravidade (G) – corresponde à intensidade do prejuízo ou dano decorrente de uma ação; Urgência (U) – relacionada ao tempo despendido para resolver o problema; e Tendência (T) – dispõe sobre o potencial de crescimento do problema.

“Este documento emitido pelo TCE é muito importante para comprovarmos a eficácia do órgão de controle da nossa gestão. Estamos em segundo lugar dentre os municípios de até 100 mil habitantes, ou seja, de médio porte. Isso é muito importante para o município de Três Rios, porque prova a eficácia da nossa gestão e objetividade nas ações. Aproveito para destacar e parabenizar o Sr. Getúlio de Oliveira, nosso Controlador Geral e sua Equipe”, disse o prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio Pereira (Joa).