Processo Seletivo

Piso da Enfermagem

Assistência Farmacêutica

Assistência Farmacêutica

Comissão Farmacoterapêutica

Remume - 2022

Acesso a Medicamentos do SUS

Medicamentos abastecidos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica

A Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações desenvolvidas pelo farmacêutico e por outros profissionais de saúde, voltadas para promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto no nível individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando seu acesso e uso racional.
A Assistência Farmacêutica atua de forma transversal às demais áreas assistenciais da rede municipal de saúde, estabelece diretrizes técnicas e normativas para garantir à população o acesso aos medicamentos essenciais seguros, eficazes e custo-efetivos, disponíveis nas farmácias das diferentes modalidades de serviço com vistas à promoção do uso racional, segundo a Política Nacional de Medicamentos e Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
No município de Três Rios a Assistência Farmacêutica tem como objetivo garantir o abastecimento da rede pública de serviços de saúde com medicamentos essenciais e especializados, promover o uso racional e o acesso à população através da equidade e universalidade da assistência.

Trata-se de uma comissão de caráter permanente, consultivo e deliberativo responsável por elaborar a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) e por promover o uso racional de medicamentos, devendo assessorar diretamente o Secretário Municipal de Saúde em assuntos relacionados a esta área.
A CFT de Três Rios foi publicada através do Decreto nº6625 de 02 de agosto de 2021, no intuito de nomear os componentes desta comissão.

Decreto nº 6.625 - 02/08/2021 (pg. 23)

Acesso aos medicamentos básicos Os medicamentos básicos ou essenciais são aqueles destinados à Atenção Primária à Saúde, satisfazendo as necessidades prioritárias de cuidados da saúde da população. Entre eles, destacamos anti-hipertensivos, antidiabéticos, analgésicos, antitérmicos, antibióticos e anti-inflamatórios.

Os medicamentos básicos estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde. Os medicamentos para tratamento de saúde mental ficam centralizados na farmácia central. Alguns medicamentos possuem condições específicas para prescrição e dispensação, em caso
de dúvida procure orientação com a equipe técnica de Assistência Farmacêutica do município no posto central.

Acesso aos aparelhos de medição de glicose (glicosímetros)
Todo usuário insulino – dependente e gestantes com diabetes gestacional terão direito a retirada do aparelho de medição de glicemia.
Como acessar o serviço: Os usuários poderão retirar os medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos de Três Rios portando os seguintes documentos: cartão SUS, identidade e receituário municipal SUS em duas vias.
Para dispensação de insulinas o usuário deverá trazer além dos documentos citados; isopor e gelo.

Para cadastro de dispensação do glicosímetro o usuário deverá trazer: laudo médico SUS, receituário SUS de insulina disponibilizada pelo SUS, xerox CPF, xerox identidade, xerox cartão SUS e do comprovante de residência.
Localização e Telefone do serviço:
Rua da Maçonaria, 320, centro, Três Rios – RJ
Telefone: 24-22511649 Ramal: 212

Acesso aos Medicamentos Especializados
Os medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) são indicados para o tratamento de doenças crônicas e/ou raras, em nível ambulatorial, dispensados em farmácias especializadas, tendo em vista as características das doenças e do custo dos medicamentos atendidos, seguem critérios específicos definidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

Para obter informações dos medicamentos disponibilizados pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica acesse:
https://www.saude.rj.gov.br/medicamentos/lista-de-medicamentos/componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica-ceaf
Como acessar o serviço:
DOCUMENTAÇÃO PARA CADASTRO NO CEAF
Para iniciar o processo, o paciente ou seu responsável deverá dar entrada da solicitação em uma das Farmácias de Medicamentos Especializados, com a apresentação obrigatória dos seguintes documentos do paciente.

DOCUMENTOS PESSOAIS:
• Original e Cópia do Cartão Nacional de Saúde - CNS
• Original e Cópia de documento de identidade
• Original e Cópia do CPF
• Original e cópia do comprovante de residência

DOCUMENTAÇÃO MÉDICA:
• LME – Laudo de Solicitação de Medicamentos.
• Prescrição Médica devidamente preenchida (pela denominação comum brasileira).
• Documentos exigidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do MS.
• Receita Médica, em 2 vias, com a prescrição do medicamento feita pelo nome genérico do princípio ativo, emitida a menos de 90 dias (validade de 30 dias para medicamentos sob regime especial de controle – PT 344/1998/ANVISA).
• Laudo médico detalhado com descrição do quadro clínico do paciente, menção expressa do diagnóstico, tendo como referência os critérios de inclusão previstos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT do Ministério da Saúde, nível de gravidade, relato de tratamentos anteriores (medicamentos e período de tratamento), emitido a menos de 90 dias.
• Observar que o laudo médico poderá ser substituído pelo Laudo de Solicitação que deverá conter a descrição do quadro clínico do paciente, menção expressa do diagnóstico, tendo como referência os critérios de inclusão previstos nos Protocolos
Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT do Ministério da Saúde, nível de gravidade, relato de tratamentos anteriores (medicamentos e período de tratamento), emitido a menos de 90 dias.
• Exames laboratoriais e de imagem previstos nos critérios de inclusão do PCDT.

OUTROS DOCUMENTOS:
• Termo de Esclarecimento e Responsabilidade preenchido (se houver). No caso de assinatura por responsável apresentar cópia de IDENTIDADE e CPF do mesmo. Os termos podem ser encontrados nos respectivos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).
• Termo de Conhecimento de Risco (se houver);
• Declaração autorizadora de retirada por terceiros acompanhada de cópia de RG, CPF, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA do representante e cópia de identidade do paciente (No caso de retirada por representante).
Em caso de dúvida procure orientação na farmácia polo localizada no posto central.

Localização e Telefone do serviço:
Farmácia Polo de Três Rios
Rua da Maçonaria, 320, centro, Três Rios – RJ
Telefone: 24-22511263

Acesso aos Medicamentos Estratégicos
O Ministério da Saúde considera como estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento de um grupo de agravos específicos, agudos ou crônicos, sendo doenças de perfil endêmico e que tenham impacto socioeconômico, tais como tuberculose, hanseníase,
diabetes entre outras. Os medicamentos estratégicos são contemplados em programas do Ministério com protocolos e normas estabelecidas.
Tais Programas são coordenados pelo Ministério da Saúde, que também é responsável pela aquisição e financiamento da maior parte dos itens.

Como acessar o serviço
Os usuários poderão retirar os medicamentos estratégicos portando os seguintes documentos: Cartão SUS, identidade e receituário SUS em duas vias na farmácia do centro de Epidemiologia.
Em caso de dúvida procure orientação na farmácia do centro de epidemiologia.

Localização e Telefone do serviço
Farmácia do Centro de Epidemiologia
Rua Rita Cerqueira, 58 , centro Três Rios –RJ
Tel: 24-22526345

Combate à Dengue

Aedes aegypti

Considerações Sobre a Dengue

Medidas Preventivas

Cronograma Fumacê

Campanha "10 minutos"

Checklist

Contato

As principais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Os vírus da dengue, zika e chikungunya são transmitidos pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, e seus sintomas podem ser semelhantes. No entanto, existem algumas diferenças nos sinais e sintomas que podem ajudar a distinguir as doenças:

Dengue: Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos, fadiga e erupções cutâneas. Em casos graves, a dengue pode causar sangramento e choque, o que pode ser fatal.

Zika: Os sintomas da zika incluem febre baixa, erupções cutâneas, conjuntivite, dores de cabeça e musculares, fadiga e dor nas articulações. A maioria das pessoas com zika não apresenta sintomas ou apresenta sintomas leves, mas a infecção durante a gravidez pode levar a má formações congênitas em bebês.

Chikungunya: Os sintomas da chikungunya incluem febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça e fadiga. A dor nas articulações pode ser muito intensa e persistir por semanas ou meses após a infecção.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado.

Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, náusea, vômito e erupções cutâneas (manchas avermelhadas na pele).

Não há vacina disponível para a dengue, mas o tratamento pode aliviar os sintomas e prevenir complicações graves. É importante estar bem hidratado e descansar bastante. Se a dengue não for tratada adequadamente, pode levar a complicações graves, como a dengue hemorrágica e a morte.

A melhor maneira de prevenir a dengue é evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Isso pode ser feito eliminando água parada onde o mosquito pode se reproduzir, como em pneus velhos, vasos de plantas ou qualquer recipiente de água. Use repelentes e roupas protetoras quando estiver ao ar livre, especialmente durante o amanhecer e entardecer, quando essa espécie de mosquito está mais ativa.

Alerta: Em caso de suspeita de dengue, fique atento aos sintomas e procure atendimento médico nas unidades básica de saúde (PSFs) mais próximo de sua residência. Também é importante atentar para as orientações recebidas pelos Agentes Endêmicos, no momento da visitação à sua residência.

O mosquito Aedes aegypti, se reproduz em áreas onde há água parada. Abaixo estão listados alguns exemplos dos principais criadouros do mosquito:

Pneus: Pneus velhos que acumulam água da chuva são um dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Vasos de plantas: Vasos de plantas com água parada são outro local onde o mosquito pode se reproduzir.

Garrafas e latas: Garrafas e latas abandonadas em áreas abertas, como parques, ruas e em terrenos, podem acumular água da chuva e se tornar criadouros do mosquito.

Caixas d'água: As caixas d'água sem tampa ou com tampa mal colocada são criadouros comuns do mosquito.

Calhas: Calhas de telhado entupidas com folhas e sujeira podem acumular água parada e se tornar um criadouro para o mosquito.

Piscinas: Piscinas sem manutenção adequada, como cloração e limpeza, podem se tornar grandes criadouros de mosquitos.

Baldes e bacias: Baldes, bacias e outros recipientes que ficam expostos à chuva e acumulam água também podem servir de criadouro para o mosquito.

Para prevenir a proliferação do mosquito, é importante eliminar qualquer água parada dentro e fora de casa, na sua propriedade, em locais de uso coletivo e manter seu ambiente limpo e livre de criadouros.

Porque 10 minutos por semana?

Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, zika e chikungunya.

O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem por volta de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos.

Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

Por que uma vez por semana?

O ciclo de vida do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

Para compreensão do ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, vamos acompanhar cada fase:

OVOS

O ovo do Aedes aegypti é bem escuro e é menor que um grão de areia, por isso é muito difícil enxergá-lo. É depositado pela fêmea do mosquito nas paredes dos criadouros, próximo à superfície d´água.

LARVAS

A partir dos ovos, nascem as larvas, que vivem na água. Por seu tamanho reduzido, aproximadamente o de uma cabeça de agulha de costura, dificilmente se vê onde estão. Não gostam de luz forte, por isso, ao abrir a caixa-d´água, por exemplo, elas fogem para cantos sombreados.

ADULTOS

Agindo uma vez por semana, impedimos que os ovos se transformem em mosquitos, que têm em média o tamanho de um grão de arroz.

Você pode ajudar  a Vigilância Ambiental, enviando foto de possíveis focos de dengue, através do Aplicativo Três Rios + Digital, ou nos seguintes canais:

Telefone: (24) 2255-7195

E-mail: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content